Matopiba Agro, o canal de informação do agronegócio

Revista Adoro*

A fronteira agrícola

“Matopiba” é um acrônimo que ganhou muita força nos últimos anos, termo que se refere à área que engloba grande parte do território do Maranhão, todo o estado do Tocantins, Sudoeste do Piauí e o Oeste da Bahia. Formado por 337 municípios, 6 milhões de habitantes e 73 milhões de hectares, o Matopiba desperta, cada vez mais, a atenção de investidores nacionais e internacionais, interessados na principal vocação da região: o agronegócio.

Para se ter uma ideia da força da fronteira agrícola, na última década, a produção brasileira de soja cresceu 69%; já no Matopiba, 96%. A soja é a principal cultura da região e representou 11% dos 115 milhões de toneladas da oleaginosa produzidos no Brasil na safra 2017/18, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Outras culturas também destacam-se no Matopiba, como o milho e o algodão, além da pecuária de corte e de leite.

Matopiba Agro

A principal referência dessa próspera fronteira agrícola é Luís Eduardo Magalhães (BA), um dos municípios que mais cresce no País. E foi justamente na cidade baiana que a ideia de criar um site focado no agronegócio do Matopiba surgiu, no início de 2017. “Muitos questionavam por que em uma cidade e região tão ligados ao agronegócio, ainda não havia um veículo especializado no setor”, relembra o empresário Francisco Pereira Neto (Chiquinho), sócio-diretor do Matopiba Agro e idealizador do projeto.

Nascido com foco na cobertura dos principais eventos agropecuários da região, o Matopiba Agro começou cobrindo a principal feira agrotecnológica do Norte do Brasil, a Agrotins, ocorrida anualmente em Palmas (TO). A partir daí, não parou mais, chamando a atenção dos organizadores dos eventos e de empresas interessadas em anunciar no site.

Em novembro de 2017, o jornalista Túlio França Pereira, à época com 25 anos, ingressou no Matopiba Agro, dando ênfase às reportagens escritas e na constante atualização de notícias referentes ao agronegócio, modelo que se mantém no site até hoje, responsável por dar notoriedade e atrair novos parceiros, interessados em ter suas marcas vinculadas ao projeto. “Entrei no Matopiba Agro com a missão de dar um aspecto mais jornalístico ao site e às redes sociais e os resultados foram visíveis em poucos meses: os acessos aumentaram, as pessoas passaram a compartilhar o conteúdo e tornamo-nos, de fato, o canal de informação do agronegócio da região”, destaca Túlio, que hoje também é sócio do Matopiba Agro.

Com a ascensão do Matopiba Agro, Chiquinho teve a ideia de incrementar a marca, tornando-a mais do que um site de notícias do agronegócio. Hoje, o Matopiba Agro também atua como representação agropecuária. “Sempre tive vontade de atuar como representante de empresas agropecuárias e vi no Matopiba Agro um grande potencial. Afinal, o site tornou-se uma vitrine poderosa e eu já estava inserido no setor, já tinha percorrido metade do caminho”, diz o sócio-diretor do Matopiba Agro.

Prêmio Abapa de Jornalismo

O Prêmio Abapa de Jornalismo, premiação promovida pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão, visa laurear reportagens sobre o algodão cultivado na Bahia, dividida em três modalidades: impresso, internet e vídeo.

No dia 25 de novembro de 2019, em Salvador, Túlio foi premiado na modalidade internet, devido à reportagem “Cotonicultura baiana é destaque no 6º AgroBrazil”, publicada no Matopiba Agro no dia 8 de agosto do ano passado. Para escrever a matéria, o jornalista do Matopiba Agro acompanhou uma comitiva composta por representantes de 10 países (Alemanha, Argélia, Austrália, Canadá, Cuba, França, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã) que visitaram, no Oeste da Bahia (Barreiras e Luís Eduardo Magalhães), estabelecimentos relacionados à produção de algodão (Algodoeira UBahia, Grupo Schmidt Agrícola e Centro de Análise de Fibras de Algodão). A visita fez parte do programa de intercâmbio desenvolvido pela Superintendência de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que tem como objetivo proporcionar um contato direto entre produtores rurais brasileiros e representantes de delegações estrangeiras no Brasil.

“Foi um grande momento para a minha carreira jornalística e para o Matopiba Agro. Ter o trabalho reconhecido por uma entidade respeitada por todos, como é o caso da Abapa, é motivo de muito orgulho. Sou muito grato a todos os envolvidos: os entrevistados da reportagem, os organizadores da premiação e, claro, ao Matopiba Agro”, diz Túlio.

Perspectivas

O grande objetivo do Matopiba Agro é seguir promovendo a fronteira agrícola para o Brasil e o mundo. “Embora seja um veículo focado no agronegócio do Matopiba, nosso público é composto por pessoas do setor agropecuário de todas as partes do Brasil e de algumas partes do mundo. Muitos que nunca pisaram na região se interessam por ela e passam a acompanhar as notícias através do nosso site e redes sociais”, destaca Túlio.

Na parte comercial, Chiquinho ressalta que o Matopiba Agro é uma excelente vitrine para empresas que atuam direta ou indiretamente no agronegócio, além de realçar a representação. “Somos uma excelente opção para companhias do agro, pois ao mesmo tempo que temos um site de informação focado exclusivamente no setor, podemos também representar a marca, aliando comunicação e vendas”.


*Matéria publicada originalmente na Revista Adoro LEM edição 01 (páginas 22 e 23)

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