A fronteira agrícola
“Matopiba” é um acrônimo que ganhou muita força nos últimos anos, termo que se refere à área que engloba grande parte do território do Maranhão, todo o estado do Tocantins, Sudoeste do Piauí e o Oeste da Bahia. Formado por 337 municípios, 6 milhões de habitantes e 73 milhões de hectares, o Matopiba desperta, cada vez mais, a atenção de investidores nacionais e internacionais, interessados na principal vocação da região: o agronegócio.
Para se ter uma ideia da força da fronteira agrícola, na última década, a produção brasileira de soja cresceu 69%; já no Matopiba, 96%. A soja é a principal cultura da região e representou 11% dos 115 milhões de toneladas da oleaginosa produzidos no Brasil na safra 2017/18, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Outras culturas também destacam-se no Matopiba, como o milho e o algodão, além da pecuária de corte e de leite.
Matopiba Agro
A principal referência dessa próspera fronteira agrícola é Luís Eduardo Magalhães (BA), um dos municípios que mais cresce no País. E foi justamente na cidade baiana que a ideia de criar um site focado no agronegócio do Matopiba surgiu, no início de 2017. “Muitos questionavam por que em uma cidade e região tão ligados ao agronegócio, ainda não havia um veículo especializado no setor”, relembra o empresário Francisco Pereira Neto (Chiquinho), sócio-diretor do Matopiba Agro e idealizador do projeto.
Natural de Barreiras (BA), Francisco Pereira Neto (Chiquinho) graduou-se em Gestão Imobiliária na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Delegado da 12ª Delegacia do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia, Chiquinho também é proprietário da Podium Imobiliária.
Nascido com foco na cobertura dos principais eventos agropecuários da região, o Matopiba Agro começou cobrindo a principal feira agrotecnológica do Norte do Brasil, a Agrotins, ocorrida anualmente em Palmas (TO). A partir daí, não parou mais, chamando a atenção dos organizadores dos eventos e de empresas interessadas em anunciar no site.
Em novembro de 2017, o jornalista Túlio França Pereira, à época com 25 anos, ingressou no Matopiba Agro, dando ênfase às reportagens escritas e na constante atualização de notícias referentes ao agronegócio, modelo que se mantém no site até hoje, responsável por dar notoriedade e atrair novos parceiros, interessados em ter suas marcas vinculadas ao projeto. “Entrei no Matopiba Agro com a missão de dar um aspecto mais jornalístico ao site e às redes sociais e os resultados foram visíveis em poucos meses: os acessos aumentaram, as pessoas passaram a compartilhar o conteúdo e tornamo-nos, de fato, o canal de informação do agronegócio da região”, destaca Túlio, que hoje também é sócio do Matopiba Agro.
Com a ascensão do Matopiba Agro, Chiquinho teve a ideia de incrementar a marca, tornando-a mais do que um site de notícias do agronegócio. Hoje, o Matopiba Agro também atua como representação agropecuária. “Sempre tive vontade de atuar como representante de empresas agropecuárias e vi no Matopiba Agro um grande potencial. Afinal, o site tornou-se uma vitrine poderosa e eu já estava inserido no setor, já tinha percorrido metade do caminho”, diz o sócio-diretor do Matopiba Agro.
Foto: Acervo Abapa/Manuela Cavadas
Prêmio Abapa de Jornalismo
O Prêmio Abapa de Jornalismo, premiação promovida pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão, visa laurear reportagens sobre o algodão cultivado na Bahia, dividida em três modalidades: impresso, internet e vídeo.
No dia 25 de novembro de 2019, em Salvador, Túlio foi premiado na modalidade internet, devido à reportagem “Cotonicultura baiana é destaque no 6º AgroBrazil”, publicada no Matopiba Agro no dia 8 de agosto do ano passado. Para escrever a matéria, o jornalista do Matopiba Agro acompanhou uma comitiva composta por representantes de 10 países (Alemanha, Argélia, Austrália, Canadá, Cuba, França, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã) que visitaram, no Oeste da Bahia (Barreiras e Luís Eduardo Magalhães), estabelecimentos relacionados à produção de algodão (Algodoeira UBahia, Grupo Schmidt Agrícola e Centro de Análise de Fibras de Algodão). A visita fez parte do programa de intercâmbio desenvolvido pela Superintendência de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que tem como objetivo proporcionar um contato direto entre produtores rurais brasileiros e representantes de delegações estrangeiras no Brasil.
“Foi um grande momento para a minha carreira jornalística e para o Matopiba Agro. Ter o trabalho reconhecido por uma entidade respeitada por todos, como é o caso da Abapa, é motivo de muito orgulho. Sou muito grato a todos os envolvidos: os entrevistados da reportagem, os organizadores da premiação e, claro, ao Matopiba Agro”, diz Túlio.
Natural de São Paulo (SP), Túlio França Pereira graduou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no final de 2014. Além de editor do Matopiba Agro, também atua como copywriter na Sullivans Guerra Marketing.
Perspectivas
O grande objetivo do Matopiba Agro é seguir promovendo a fronteira agrícola para o Brasil e o mundo. “Embora seja um veículo focado no agronegócio do Matopiba, nosso público é composto por pessoas do setor agropecuário de todas as partes do Brasil e de algumas partes do mundo. Muitos que nunca pisaram na região se interessam por ela e passam a acompanhar as notícias através do nosso site e redes sociais”, destaca Túlio.
Na parte comercial, Chiquinho ressalta que o Matopiba Agro é uma excelente vitrine para empresas que atuam direta ou indiretamente no agronegócio, além de realçar a representação. “Somos uma excelente opção para companhias do agro, pois ao mesmo tempo que temos um site de informação focado exclusivamente no setor, podemos também representar a marca, aliando comunicação e vendas”.
*Matéria publicada originalmente na Revista Adoro LEM edição 01 (páginas 22 e 23)